Entrevista para o Portal G1: Nem só de sucessos vive o homem

A pergunta que não quer calar: por que lidamos tão mal com o fracasso?

A resposta não é muito complexa: não somos educados para fracassar, desde a infância o fracasso é associado em nossas mentes a palavras como derrota, insuficiência e vergonha. Vivemos em uma sociedade obcecada pelo sucesso, onde o fracasso não é aceito ou visto como parte natural do processo evolutivo. O fracasso é tido como algo que devemos evitar a qualquer custo, como motivo de lamento, ainda que, na prática, saibamos que todas as pessoas que vivem (logo, existem), irão fracassar por diversas vezes no decorrer de suas trajetórias.

A vida não é feita apenas de sucesso

Além dos estímulos que recebemos de nossos pais desde a infância para que sejamos bons (em muitos casos “os melhores”) e para que sejamos vencedores, a pressão social (ampliada pelas redes sociais) acaba também contribuindo para que tenhamos uma percepção equivocada sobre a felicidade: “feliz é aquele que só coleciona sucessos”. E é justamente nesse ponto que moram as maiores frustrações do ser humano, pois sabemos muito bem que ninguém passará por essa vida apenas colecionando sucessos, imune a fracassos. Temos uma imensa dificuldade em lidar com as nossas fraquezas e vulnerabilidades, vivemos em uma busca incansável pela felicidade, sem sequer termos certeza do que essa palavra representa. Alcançar o sucesso em algo que nos propomos a fazer traz felicidade, ainda que momentânea? Certamente que sim, mas existem outros fatores importantes a serem observados:

  • Os sucessos, em sua enorme maioria, serão precedidos de fracassos. E se pararmos para pensar, os momentos de fracasso são que mais nos ensinam, nos fazem repensar e evoluir. Se tudo funcionasse perfeitamente bem logo de cara, nosso processo evolutivo ficaria bastante prejudicado.
  • Sucesso e fracasso são sentimentos relativos: sucesso para você pode ser fracasso para outras pessoas e vice-versa. Nesse sentido cabe a reflexão: “o que é sucesso para mim?”. Enquanto estivermos buscando o sucesso baseados no que o mundo nos “vende”, estaremos sempre frustrados, com aquela incômoda sensação de impotência, insuficiência e incapacidade.
  • Aceitar os fracassos como parte do processo nos traz conforto e tranquilidade.

Buscar o autoconhecimento é sempre a melhor alternativa para lidarmos com nossos paradigmas e medos, dentre eles, o medo do fracasso. Mas lembre-se: você é humano, logo, fracassará, e isso não te faz um fracassado, te faz meramente HUMANO.

 

https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/especial-publicitario/santa-casa-braganca-paulista/saude-braganca-paulista/noticia/2021/04/22/como-lidar-com-o-fracasso-veja-3-dicas.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *