Propósito: você conhece o seu?

Muito se fala em propósito hoje em dia, e o fato de ‘não ter’ ou ‘não encontrar’ um propósito gera frustração em muita gente, e posso afirmar: desnecessariamente!

Isso porque propósito, na grande maioria das vezes, não é algo que virá ao seu encontro, é algo que você vai construir. Mas como construir um propósito e o que devemos saber a respeito desse tema? Vamos lá!

 

Construção:

1-Reflita sobre tudo aquilo que você AMA FAZER.

2-Reflita sobre tudo aquilo que FAZ BEM.

3-Reflita sobre como você pode contribuir para o mundo, pessoas ou empresas fazendo algo que AMA FAZER e que FAZ BEM.

 

Lembre-se:

1-Nossos propósitos mudam no decorrer de nossas vidas e fatos marcantes geralmente nos geram a necessidade de um “repropósito”. Fatos marcantes podem ser bons, como por exemplo, a maternidade, ou ruins, como por exemplo, uma doença.

2-Trabalhar com propósito é maravilhoso mas nem todas as pessoas trabalharão (muitas sequer sentem essa necessidade), e não necessariamente seu propósito estará atrelado ao seu trabalho, pode estar atrelado à sua vida pessoal, por exemplo, um trabalho voluntário aos finais de semana.

3-Pessoas que buscam propósito trabalhando em empresas: busque oportunidades em empresas que tem o propósito/missão/valores alinhados com os seus, isso te gerará ‘senso de contribuição’ (contribuirá para algo em que acredita) e satisfação, consequentemente.

 

Existem ferramentas muito úteis que auxiliam no encontro do propósito, uma delas é o IKIGAI. Ikigai é uma palavra japonesa que significa “razão de viver”, e nosso propósito é justamente aquilo que nos faz levantar da cama todos os dias, nos motiva e nos torna contributivo, é a nossa razão de ser ou de viver. Pessoas que estão sempre no piloto automático, apenas conectadas ao mundo material e que fazem de si mesmas o centro do mundo, normalmente não encontram a paz e a realização, isso porque não tem propósitos em suas vidas.

 

Todos os dias auxilio pessoas a construírem seus propósitos, e contribuir para isso, adivinhem? É o que traz meu próprio senso de propósito. CONSTRUA o seu e seja mais feliz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *